sábado, 29 de novembro de 2008

A Galeria

A Galeria da Árvore é mais um importante programa do Museu Nacional da Poesia, nasceu da idéia de promover o fazer artístico, viabilizar o diálogo e intercâmbio de artistas visuais e poetas. Teve o início de suas atividades em julho de 2007, sob uma mangueira centenária localizada na Rua Machado na Floresta. Neste ano diversos encontros foram realizados: cafés da manhã, bate papo com artistas, exposições coletivas, poesias e mostras de vídeo. Atuou de forma itinerante sob outras árvores até encontrar em fevereiro de 2008 o Largo das Bougainvilles no Parque Municipal Américo Renê Giannetti de Belo Horizonte. Local que abraçou definitivamente a idéia através de Homero Brasil e Monica Andrade. Foi inaugurada com a exposição “A Poesia das Sombras”, fotografias e poesia de Regina Mello, Batizada como Espaço Museu Nacional da Poesia, recebeu a instalação de uma placa de vidro totalmente integrada ao jardim do largo. Neste espaço foram realizadas um total de dez exposições, individuais e coletivas, criando oportunidades de acesso às artes visuais e poesias direcionado a um público diverso que circula no parque, público convidado, além de artistas dos múltiplos extrato da sociedade e turistas.

A Galeria da Árvore funciona a céu aberto, integrada a natureza. Tem o diferencial de ser um espaço alternativo e democrático gerando, tanto ao público quanto aos artistas novos e veteranos, novas oportunidades de inclusão artística e social.
Este espaço está sob a curadoria da artista visual e poeta Regina Mello, conta com o apoio cultural da Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte e artistas amigos do museu.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este seu trabalho é lindo! Levar poesia para a vida das pessoas e isso não tem preço! Bjo. Tati

Anônimo disse...

Olpa galera..

Essa galeria é o maior barato!
Parabéns a todos que a fazem e, em especial, a regina Melo.
Grande beijo
Eliane Velozo